[Estudos] Faça uma boa redação no ENEM


Bom, trago aqui algumas dicas para você que vai fazer uma prova no ENEM. São dicas que valem ser lidas, e que irá de ajudar em muita coisa.

Continue lendo

1. Leia a proposta com atenção
Grande parte das anulações em redações do ENEM acontece porque o candidato fugiu do tema proposto. Para não tirar zero, leia bem e tenha certeza que você entendeu o que está sendo pedido no enunciado. Além disso, não deixe de ler os textos de apoio que são dados junto com o tema pedido e que vão ajudar você a refletir melhor sobre o que escrever.

2. Respeite o formato
O formato de redação exigido pelo ENEM é uma dissertação argumentativa. Por isso, nada de querer fazer uma poesia, narração, haikai ou o que der na telha. Respeite o formato que foi pedido ou sua redação poderá ser anulada (não esqueça de passar seu texto do rascunho para a folha definitiva, pois ela também pode ser anulada se o texto não estiver escrito na folha de redação).

3. Mantenha-se atualizada
Todo mundo tem um pouco de medo dos temas que podem ser pedidos na redação do ENEM. Mas na verdade, você não tem com o que se preocupar! Basta estar sempre ligada nas últimas notícias do país, fatos importantes que podem se cobrados, como Olimpíadas ou eleições, por exemplo. Conhecer tudo sobre atualidades pode te ajudar não só na redação mais em perguntas de outras matérias. Ah, pesquisar quais foram os temas das últimas provas do ENEM também ajuda a saber o que esperar.

4. A prática leva à perfeição
Não adianta querer escrever um texto incrível na prova, quando você nunca escreveu ao menos a dissertação. Escrever bem requer prática e você só chega lá treinando bastante. Procure temas de outras provas e bote a cabeça para funcionar! Quando chegar o momento de escrever a redação para valer, vai ser fácil! 

5. Leia redações dos anos anteriores
Muitos sites e blogs disponibilizam as melhores redações de outros anos do ENEM. Aproveite para ler e prestar atenção aos detalhes que fizeram aquele texto ser bom: uso correto de pontuação e acentuação, bom vocabulário, respeito ao formato, boa organização das ideias... O próprio Ministério da Educação lançou um guia para te ajudar na hora da redação! 

Espero que estas dicas tenham sido útil! :)

Beijos,
Danielle.

2 comentários:

-Sempre que comentar seja educado, faça sua crítica, mas com educação e moderação, e não use xingamentos ou palavrões;
-Comente sobre o post, pois não custa nada ler uma coisa que fiz com tanto carinho para você;
-Sempre que comentar deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir sua visita
-Se quiser que eu siga seu blog, apenas comente que está seguindo, e já irei retribuir.
-Fico muito feliz por você comentar, sempre irei responder seu comentário com muito carinho!

~Volte sempre~

« »